Todos Estão Preparados para o "Chronoworking"?


Por Maria Claudia Bacci

Qual horário você prefere trabalhar? De manhã ou no silêncio da madrugada?

Há alguns dias vi por aí uma matéria falando sobre o modelo de trabalho “chronoworking”, que, basicamente, é trabalhar em um horário que você naturalmente é mais produtivo(a). E aí eu logo pensei na bowler. Por aqui, já funcionamos assim desde que nascemos!

O “trabalho cronológico” é uma forma de dar autonomia para as pessoas gerenciarem seu tempo e equilibrarem melhor o lado profissional com o pessoal, potencializando o bem-estar e, consequentemente, a produtividade e a criatividade.

Mas temos os pés no chão e sabemos que para atender clientes e parceiros precisamos estar disponíveis no tradicional horário comercial. Então prevalece o bom-senso, com liberdade e responsabilidade.

Com o celular na mão e o laptop na bolsa, podemos trabalhar de qualquer lugar e em qualquer horário. E é aqui que a responsabilidade bate na porta e pede autoconhecimento. É preciso que cada um se conheça, saiba quais são as facilidades, dificuldades e necessidades da sua rotina, do seu “eu” para se organizar e priorizar o que é necessário no momento certo.

É muito interessante e positivo ver que o universo do trabalho está saindo do quadrado, que as pessoas passam a ter opções para atuar em lugares que elas podem ser quem são e dar seu melhor.

E aqui entra a questão da educação de base, com a importância do pensamento crítico em se reconhecer no cenário, que minha sócia Rizzo Miranda aborda na continuidade deste post “gêmeo” que criamos. Complete sua leitura deste post aqui.

Mas já deixo uma questão: será que todos estão preparados?

*Conteúdo também disponível no LinkedIn.