Diversidade como Bússola da Mudança


Há mais de uma década, a escritora nigeriana Chimamanda Adichie nos alertava sobre “O perigo da história única”, em seu icônico TED talk - que alguns anos mais tarde se tornaria um livro best-seller em todo o mundo.

Diversidade, para além das pautas corporativas, é reconhecer, respeitar e valorizar as diferenças, promovendo a inclusão de todas as pessoas, independentemente de suas características ou identidades.

Ambientes de trabalho mais inclusivos, onde há espaço para que todos contribuam com suas perspectivas únicas são, comprovadamente, mais inovadores e produtivos, além de apresentarem melhor desempenho financeiro.

Para as marcas, os principais ganhos em cultivar múltiplas vozes autênticas dentro de suas organizações são o aumento da criatividade, mais engajamento entre os colaboradores e maior poder de atração e retenção de talentos.

Nossa entrevistada Claudia B., Diretora de Comunicação Corporativa da Takeda, destaca a representatividade genuína como um diferencial estratégico essencial para o desenvolvimento de um storytelling coeso e potente que agregue valor ao relacionamento com os stakeholders.

A adoção de práticas inclusivas e a criação – e sobretudo a preservação - de ambientes que promovam a diversidade real, são pilares concretos para a construção de um futuro sustentável, além de uma tática valiosa para navegar a mudança com mais assertividade e agilidade.

Leia a entrevista na íntegra:

B: Como as marcas podem identificar e cultivar múltiplas vozes autênticas dentro de suas organizações para ampliar sua influência?

C: Marcas que abraçam a diversidade e promovem ativamente a pluralidade de vozes constroem uma representatividade genuína que não apenas fortalece sua narrativa institucional, mas também impulsiona inovação, relevância e conexões estratégicas mais profundas e duradouras com seus stakeholders.

B: Quais são os principais desafios para manter a autenticidade da narrativa e preservar os pilares da marca, ao mesmo tempo que se adapta às expectativas de uma sociedade em constante mudança?

C: Manter a autenticidade da marca em um mundo que nunca para de mudar exige mais do que só seguir tendências; é sobre cultivar uma visão estratégica que une fundamentos sólidos e a capacidade de se reinventar. O grande desafio está em construir uma comunicação que preserve o que a marca realmente representa, enquanto se mantém ágil e receptiva ao que surge em cada novo momento. É um exercício constante de ouvir, entender e reagir de forma inteligente, sem perder de vista a essência que a torna única.

Aqui na bowler, desde o início, somos guiados por nossa essência de sermos genuínos em contribuir. E, nesses tempos de incertezas e mudanças, seguimos compartilhando para somar.