O Caminho para evitar o retrabalho está no que a gente faz


Por Maria Claudia Bacci

Entre 15% e 40%: esse é o percentual assustador do tempo gasto em retrabalho nas agências, de acordo com o COR Report 2024.

Os impactos possíveis? Desgaste na relação agência/cliente, tempo e custo acima do orçado e, o mais crítico, qualidade aquém do esperado.

O mais intrigante disso tudo é que o caminho para a mudança está exatamente no que nós fazemos: comunicação.

Alinhar objetivo e expectativa previamente demanda um tempo que precisa ser investido. Não à toa, valorizamos cada segundo das reuniões de briefing e de onboarding. Fazemos muitas perguntas, somos provocativos e chegamos juntos às respostas. Afinal, um dos modos da bowler de agir é "construir em conjunto". Pode parecer detalhe, mas antes de começar um projeto, somos minuciosos e investimos tempo em cada etapa do processo. E documentamos tudo, isso também é comunicação.

Parece óbvio, mas é exatamente por ser óbvio que muitas vezes não há a atenção necessária e o resultado entra em estáticas negativas, como a do início desse texto.

Aquela máxima de que "tudo comunica" também se aplica aos processos do dia a dia, que fazem a engrenagem girar. Também chamado, por aqui, de 'gestão de detalhes'.


Conteúdo também disponível no LinkedIn.