Diálogo Entre Gerações no Mercado de Trabalho


Por Maria Claudia Bacci

Um cenário de distância e silêncio nas organizações afeta a Comunidade Interna: as diferentes gerações não têm se comunicado 😱

Com cinco diferentes gerações atuantes no mercado de trabalho, os desafios da Comunicação Interna vão muito além da troca entre empresa e colaborador.

Pesquisa recente do LinkedIn mostra que uma em cada cinco pessoas da GenZ não falou com ninguém da sua empresa com mais de 50 anos no último ano, e cerca de 40% dos funcionários com mais de 55 anos não tiveram nenhuma conversa com um(a) colega da Geração Z. Dados assustadores!

E sabe o que chama mais atenção nesse estudo? Que os mais jovens até sabem do valor dessa troca, mas esperam que ela seja promovida pela empresa.

Se você está com essa questão de comunicação interna por aí, eu diria que o primeiro passo é movimentar as lideranças para promoverem, incentivarem e PARTICIPAREM dessas conversas intergeracionais.

Inspirada em algumas dicas que li no “The Shift”, da minha querida amiga Cristina De Luca deixo aqui algumas perguntas que podem dar caminhos para mudar esse ambiente de isolamento:

1- Quais são os padrões de comunicação de cada geração e que impacto têm gerado?

2- Sua empresa promove ações e encontros intergeracionais que valorizam as experiências e conhecimentos de cada uma?

3- As tecnologias usadas no trabalho facilitam a comunicação entre elas?

4- Existem projetos em que pessoas de diferentes gerações colaboram?

Como mostra a tirinha, ser a tecla “SAP” entre as gerações é um papel importante da Comunicação Interna para promover o engajamento, o propósito comum e criar mais oportunidade de aprendizagem para todas as pessoas.

Tem alguma dica boa que pode ajudar na comunicação entre gerações? Me conta nos comentários.

Conteúdo também disponível no LinkedIn.