Comunicação Interna Que Funciona


Por Maria Claudia Bacci

Como anda a comunicação interna por aí? Dar conta dos pedidos de todas as áreas da sua empresa tem sido desafiador?

Pois é, eu sei. Em anos de experiência em comunicação, as questões da Comunicação Interna sempre foram uma das principais dores que vi nos negócios. E é por isso que esse é o tema dos posts gêmeos meu e da minha sócia, Rizzo Miranda – quando publicamos dois conteúdos sobre o mesmo assunto para você ter reflexões em dobro. Aqui, vou falar um pouco do nosso jeito bowler de organizar a Comunicação Interna, no post dela, você vai conhecer algumas tendências para potencializar os resultados.

É sempre bom reforçar que a Comunicação Interna é fundamental para os negócios, além de ser um fator que humaniza e aproxima, ajuda a consolidar a identidade da marca.

Mas, para funcionar bem, a palavra-chave é "ordem”, também conhecida como governança. É essencial ter organização de ponta a ponta em todos os processos, do pedido de demanda à mensuração. Alguns passos importantes:

1. Criar uma matriz geral de temas prioritários com claro impacto no negócio.

2. Desenhar uma matriz metodológica para definir escalas de importância nos seguintes eixos: conteúdo x plataforma x formato x público.

3. Ter uma governança documentada.

4. Trabalhar com briefing assertivo, daqueles bem detalhados.

E, como mencionei, vale a pena conhecer as tendências para melhorar a Comunicação Interna da sua empresa. Veja algumas no post da Rizzo Miranda.

*Conteúdo também disponível no LinkedIn.