CEOs no LinkedIn geram leads?


Por Verena Carneiro

Estou na liderança de uma companhia e gostaria de usar meu perfil pessoal no LinkedIn para gerar leads, é possível? Essa é uma pergunta comum dentre os nossos clientes de Thought Leadership Content, e a resposta para ela é SIM. 

Entretanto, é importante ressaltar que este é um resultado indireto e de longo prazo, já que a criação de conteúdo de maneira orgânica no LinkedIn contribui, primeiramente, para o alcance das estratégias de comunicação, reputação e posicionamento de marca através de suas lideranças e não diretamente para fins comerciais. Além disso, também ajuda a promover credibilidade e confiabilidade direta aos profissionais que passam a usar a rede social com coerência, consistência e constância –, as três regrinhas de ouro para um perfil considerado de valor pela plataforma. 

Dito isso, o LinkedIn possibilita muito mais do que a conexão entre empregadores e talentos em busca de oportunidades de trabalho. A rede social, que vem crescendo e atualmente possui mais de 850 milhões de usuários e 58 milhões de empresas no mundo, passou a ser referência em conteúdo de qualidade principalmente para o mercado B2B. De acordo com pesquisa da consultoria Brunswick Group, o perfil do CEO no LinkedIn é o segundo canal mais buscado para informações de uma empresa, perdendo apenas para o site oficial. 

Estabelecer um plano de conteúdo estratégico definindo os pilares de discurso da liderança e seus públicos prioritários estão entre os passos fundamentais para exercer influência a ponto de atrair e aumentar a audiência e, consequentemente, despertar o interesse de potenciais clientes. 

Aqui vão algumas dicas de boas práticas. Elas não são uma novidade, mas resolvi compartilhar para efeito memória e, afinal, porque funcionam: 

  1. Poste somente quando tiver algo a dizer, sendo coerente e consistente ao plano de comunicação traçado. E quanto à constância -, uma alta liderança certamente possui conteúdo relevante para manter a assiduidade. Recomenda-se pelo menos uma vez por semana; 

  2. Seja original e autêntico (a), concentrando-se nos assuntos que possui autoridade; 

  3. Contribua com a missão do LinkedIn: “ajudar os profissionais a serem produtivos e bem-sucedidos”; 

  4. Se conecte e interaja com as pessoas, evidenciando suas preferências e comportamentos ao algoritmo e editores do LinkedIn; 

  5. Publique em horários de maior audiência, em geral, pelas manhãs e tardes e no meio da semana; 

  6. Diversifique o formato dos posts com fotos, vídeos e ilustrações que chamem a atenção do leitor; 

  7. Priorize textos mais diretos e não muito longos (mas o mais importante é ser genuíno e consistente); 

  8. Aposte mais nos conteúdos nativos, e evite grande quantidade de links externos; 

  9. Use no máximo cinco hashtags por post; 

  10. Analise a performance mensalmente para gerar insights estratégicos. 

Por último, boa sorte e ótimos negócios! 

*Conteúdo também disponível no LinkedIn.