Tendências em Comunicação Interna
Por Rizzo Miranda
Quem trabalha com comunicação sabe que, em muitas empresas, a Comunicação Interna é aquele assunto que dá frio na espinha. O RH que o diga. Não foi à toa que eu e minha sócia, Maria Claudia Bacci, resolvemos compartilhar algumas visões que temos sobre o tema nesta nova rodada dos nossos posts duplos.
No perfil dela, a Maria Claudia falou, em linhas gerais, sobre a metodologia bowler para organizar essa área. E aqui, vou trazer algumas tendências que vale a pena ficar de olho e colocar em prática para potencializar a Comunicação Interna.
Começo com alguns dados de uma pesquisa realizada neste ano pela Aberje, apontando os principais desafios da área e que podem refletir sua realidade. Olha só!
- 64% das empresas afirmam que o maior desafio da comunicação interna é engajar lideranças como comunicadores.
- 49% acham difícil comunicar estratégia e cultura.
- 46% têm problemas em fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais.
- 43% têm problemas em gerenciar o excesso de informação no negócio.
Você pode encontrar algumas soluções seguindo os pontos que a Maria Claudia colocou na publicação dela. E há também algumas tendências que podem melhorar os resultados, como:
💡Personalização da comunicação com a equipe para potencializar a transparência e autenticidade, garantindo que cada membro se sinta valorizado e compreendido.
💡 Utilização de colaboradores influenciadores como porta-vozes de determinados temas.
💡 Conteúdos interativos para promover a participação ativa do time, com mais engajamento, identificação, compreensão e retenção de informações.
💡 Fortalecimento da comunicação entre equipe e lideranças, apostando em reuniões one-a-one, lives e encontros.
💡 Capacitação em comunicação para gestores.
Agora, tem uma que vale 5 estrelas! Uma regra de ouro: tenha uma escuta atenta, acolhedora e de bom senso sobre as pessoas.
Sua empresa já segue algumas dessas tendências? Você tem algum outro caminho que ache interessante para essa área? Me conta nos comentários.