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Quinze|em|10  -  edição 18/dez

Quinze|em|10 - edição 18/dez

Quinze|em|10 é a curadoria de marketing, comunicação e inovação da Bowler. Os melhores conteúdos da quinzena para ler em apenas 10 minutos. Para recebê-la em seu e-mail, inscreva-se aqui. Agradecemos pela audiência em 2017, a Quinze|em|10 volta em janeiro de 2018!

EDIÇÃO DE 18 DE DEZEMBRO DE 2017


COMUNICAÇÃO E MARKETING
NOVIDADES, CASES E LEITURAS DE INTERESSE

Mais do mesmo? YouTube incorpora novos recursos, mas fica parecido com Facebook e Instagram. Agora é possível publicar textos, imagens e GIFs em uma linha do tempo.

Siga hashtags! A partir de agora, os usuários poderão adicionar hashtags relacionados aos seus temas favoritos na sua lista de seguidores ao lado das marcas, Instacelebs e amigos que já inundam a rede com conteúdo. (em inglês)

Os influenciadores digitais são a pauta do momento. Mas você já parou para pensar sobre os mitos e verdades que rondam esse assunto? Veja na matéria da Adnews.

O que vai bombar em 2018? Agora é a vez do Pinterest divulgar uma lista com diferentes tendências, desenvolvida com base no que os usuários estão procurando e salvando em categorias como viagens, decoração, comida e bem-estar.


REALIDADE DIGITAL-FIRST
INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

O Apple Pay pode estar mais perto do que imaginamos. Ao que tudo indica, a Apple está perto de lançar seu serviço de pagamento móvel no Brasil.

Netflix divulga o balanço do ano de 2017 e resultado é surpreendente: foram exibidas 140 milhões de horas por dia. Confira no link alguns destaques: as séries mais 'devoradas' e mais 'saboreadas' no Brasil, bem como aquelas que uniram os brasileiros e as que foram 'traídas' por nós em 2017.

Propaganda online registra salto importante no 3o tri. De acordo com o Forrester, a taxa de crescimento ano a ano manteve-se estável nos últimos seis trimestres, mas teve destaque especial neste quarterGoogle foi o campeão de gastos com anúncios online enquanto a Snap teve um desempenho desapontante. (em inglês)


DE OLHO NO AMANHÃ
TECNOLOGIA E DISRUPÇÃO POR UM MUNDO MELHOR

2019 promete: vem aí um supercarro elétrico produzido pela Aston Martin, o RapidE, que terá apenas 155 unidades comercializadas. O CEO da fabricante britânica de automóveis diz que será melhor do que qualquer coisa que a Tesla tem para oferecer(em inglês)

A visão clássica de um robô com um corpo mecânico e um 'cérebro' central que controla seu comportamento já está com os dias contados. Os autores de um recente artigo publicado na Science Robotics argumentam que os futuros robôs terão inteligência distribuída em seus corpos(em inglês)



Quinze|em|10  -  edição 1/dez

Quinze|em|10 - edição 1/dez

Quinze|em|10 é a curadoria de marketing, comunicação e inovação da Bowler. Os melhores conteúdos da quinzena para ler em apenas 10 minutos. Para recebê-la em seu e-mail, inscreva-se aqui.

EDIÇÃO DE 1º DE DEZEMBRO DE 2017


COMUNICAÇÃO E MARKETING
NOVIDADES, CASES E LEITURAS DE INTERESSE

O recém-lançado recurso de enquetes do Facebook tinha bug que permitia que hackers apagassem qualquer imagem postada na rede social. 

A Black Friday movimentou o Twitter. Os termos e as hashtags relacionados ao tema somaram um volume total de 1.982.019 mensagens e um potencial alcance de 27.5 bilhões entre 20 e 26 de novembro. (em inglês)

O Snapchat sofreu um dramático redesenho, e passa a dividir os aspectos sociais e de mídia em dois feeds separados. A abordagem da Snap Inc. adota os métodos orientados por algoritmos de outras empresas de tecnologia como Google e o Facebook. (em inglês)

Estranho ou divertido? Facebook está trabalhando em uma nova maneira para animar automaticamente sua imagem de perfil(em inglês)


REALIDADE DIGITAL-FIRST
INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

Marcas boicotam o Youtube mais uma vez pela exibição de seus vídeos em conteúdo impróprio para o público infantil. Este é o segundo grande boicote à plataforma e ao Google partindo da mesma questão. Diante de novas denúncias, várias empresas, comoMars, HP e Mondelez, pressionam a plataforma para que revise novamente suas ferramentas de segurança.

Estudo da Chainalysis, diz que quase 4 milhões de Bitcoins estão perdidos para sempre. Entenda no texto da Fortune (em inglês)

Novidades no Whatsapp: atualização facilita a gravação de áudios e reprodução de vídeos pelo Youtube. Agora fica mais simples de enviar aúdios longos.


DE OLHO NO AMANHÃ
TECNOLOGIA E DISRUPÇÃO POR UM MUNDO MELHOR

Desde sempre, os melhores storytellers procuram reações em suas audiências- sorrisos, sinais de admiração ou tédio - para ajustarem sua narrativa ou atuação. Agora, o desenvolvimento de conteúdos reativos, viabilizados pela tecnologia, vai conseguir traduzir com detalhes aquilo que tenha significado para o espectador. (em inglês)

[VÍDEO] Assista ao vídeo do Singularity Hub e descubra a rapidez com que a tecnologia se desenvolve: 9 animais robôs construídos a partir dos segredos mais bem guardados da natureza. (em inglês)



Quinze|em|10  -  edição 14/nov

Quinze|em|10 - edição 14/nov

Quinze|em|10 é a curadoria de marketing, comunicação e inovação da Bowler. Os melhores conteúdos da quinzena para ler em apenas 10 minutos. Para recebê-la em seu e-mail, inscreva-se aqui.

EDIÇÃO DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017


COMUNICAÇÃO E MARKETING
NOVIDADES, CASES E LEITURAS DE INTERESSE

Planejando marketing para o ano que vem? O Social Media Today aponta 3 tendências de marketing em mídias sociais para 2018. Os custos de social advertising devem subir, o vídeo se consolidará no palco principal e o marketing por meio de influenciadores manterá sua popularidade. (em inglês)

As fake news vêm ganhando força na web e detonando a reputação das mídias sociais e plataformas de notícias digitais. Confira os impactos e desdobramentos na análise do Marketing Dive. (em inglês)

O Facebook está sempre lançando novidades em seus serviços. Confira aqui 4 novidades da gigante das redes sociais que você provavelmente ainda não conhece.


REALIDADE DIGITAL-FIRST
INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

[INFOGRÁFICO] A ascensão de um novo LinkedIn? A mais importante rede social profissional do mundo divide opiniões quanto a sua eficácia, mas este infográfico ressalta as conquistas e a evolução da rede nos últimos anos. (em inglês)

Será o fim do Snapchat? As incertezas rondam a Snap, que desmentiu os boatos sobre o fim do app. A empresa alega que pretende remodelar o aplicativo para que seja melhor utilizado.

O Facebook está competindo com todos. A rede social vem trabalhando em um novo aplicativo para encontrar locais e eventos, que concorre diretamente com o Foursquare e a Yelp, e revelou um novo serviço do Messenger que pode incorporar o chat online diretamente nos sites das marcas. (em inglês)


DE OLHO NO AMANHÃ
TECNOLOGIA E DISRUPÇÃO POR UM MUNDO MELHOR

[VÍDEO] Uber pretende lançar carros voadores em 2020. A empresa anunciou a incrível novidade que parece que ter saído diretamente de um episódio dos Jetsons. (em inglês)

[VÍDEO] Como a tecnologia vem evoluindo no decorrer do tempo? Entenda nesse episódio do Tech-x-planations e se aprofunde no potencial incrível da Inteligência Artificial. (em inglês)

Barry Pellas, tecnólogo chefe de negócios da PointSource, oferece três razões pelas quais a cultura corporativa está deixando a tecnologia estagnada nas empresas e formas interessantes para mudar as atitudes dos trabalhadores.



Quinze|em|10  -  edição 1/nov

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EDIÇÃO DE 1 DE NOVEMBRO DE 2017


COMUNICAÇÃO E MARKETING
NOVIDADES, CASES E LEITURAS DE INTERESSE

"A maior queda no alcance orgânico do Facebook que já vimos". Assim vem repercutindo um teste conduzido pela rede social em 6 países, em que todas as postagens por páginas são movidas do feed de notícias para a nova aba 'explorar'. Trata-se de um teste pequeno, mas que gerou alarde. (em inglês)

Adeus aos dark posts. O Facebook comunicou uma funcionalidade que permite que todos os anúncios sejam visualizados por qualquer usuário. A iniciativa é parte de de um movimento que busca reforçar os padrões de transparência da empresa.

O Facebook for Business criou uma 'Central de Natal' que reúne informações valiosas para que as marcas tirem o melhor proveito do fim de ano na rede. Confira no link as tendências para o Natal 2017. (em inglês) 


REALIDADE DIGITAL-FIRST
INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

Novidade para os millennials: Uber lança seu primeiro cartão de crédito e eles pensaram em mimos que os jovens desejam. Claro que parcerias com os populares Spotify, Netflix e Amazon Prime não estariam de fora. (em inglês)

A GotChosen - empresa americana de tecnologia para publicidade online, cria opção para que os publishers não fiquem reféns das redes sociais.

O Youtube TV está se tornando disponível em TVs reais com o lançamento de aplicativos dedicados para TVs inteligentes, dispositivos de streaming e consoles de jogos. (em inglês)


DE OLHO NO AMANHÃ
TECNOLOGIA E DISRUPÇÃO POR UM MUNDO MELHOR

[VÍDEO] "Estamos construindo uma distopia de inteligência artificial, um clique de cada vez", diz a tecno-socióloga Zeynep Tufekci. No vídeo, ela detalha como os mesmos algoritmos que empresas como Facebook, Google e Amazon usam para nos fazer clicar em anúncios também são usados para organizar nosso acesso a informações políticas e sociais. (em inglês)

A gigante Amazon está silenciosamente construindo robôs dignos dos filmes de ficção científica, peça a peça. Essa tecnologia poderá mudar o mundo para sempre. Entenda como no texto do Singularity Hub. (em inglês)

Pensamento focado em eventos caracteriza os negócios digitais, aponta o analista Gartner. Ao analisar o uso de Data & Analytics para explorar os momentos de negócio e conduzir uma melhor tomada de decisões, Gartner recomenda focar em duas áreas. Descubra quais são.

Quinze|em|10  -  edição 19/out

Quinze|em|10 - edição 19/out

Quinze|em|10 é a curadoria de marketing, comunicação e inovação da Bowler. Os melhores conteúdos da quinzena para ler em apenas 10 minutos. Para recebê-la em seu e-mail, inscreva-se aqui.

EDIÇÃO DE 19 DE OUTUBRO DE 2017


COMUNICAÇÃO E MARKETING
NOVIDADES, CASES E LEITURAS DE INTERESSE

Essas 6 recentes campanhas trazem grandes insights e tendências de marketing. As marcas estão apostando na fusão das experiências digitais com do mundo real, e também nos formatos que exigem intervalos menores de atenção dos consumidores, como vídeos extra-curtos e GIFs. (em inglês) 

O LinkedIn vem tentando correr atrás do prejuízo, mas o Facebook não quer deixar barato e está testando um recurso que permite aos usuários compartilharem suas experiências de trabalho com seus amigos. (em inglês)

[INFOGRÁFICO]  Qual formato de conteúdo gera mais engajamento no Facebook - fotos, links ou vídeos? E como se comportam os likes, compartilhamentos e comentários em cada formato? Esse infográfico da Ad Week, feito a partir de 18.000 postagens de 30 marcas traz essas e outras informações. 

Novidade no Google fotos: Agora é possível reconhecer imagens dos animais de estimação e agrupar automaticamente. 


REALIDADE DIGITAL-FIRST
INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

Anunciantes estão furiosos com a Apple. A empresa atualizou seu navegador Safari e incluiu restrições que dificultam o 'tracking' dos usuários, impedindo que eles sejam 'seguidos' pelas marcas por mais de 24 horas. Um grande impacto para quem aposta na mídia programática. (em inglês)

Treinamento como ferramenta de venda? A Amazon acredita que sim. Para reforçar suas estratégias de ampliação dos negócios de publicidade, a gigante do varejo digital (e de cada vez mais segmentos) criou seu 'E-commerce Training Academy', mirando os compradores de mídia. (em inglês)

Motorola inaugura a 'Casa Hello Cidades', seu novo espaço cultural em São Paulo. Lá é possível participar de palestras e workshops sobre conteúdo digital, fotografia e música. O espaço ficará aberto até 18 de novembro, e o acesso é gratuito.


DE OLHO NO AMANHÃ
TECNOLOGIA E DISRUPÇÃO POR UM MUNDO MELHOR

[VÍDEO]  É hora do homem retornar a lua? O Singularity Hub listou 3 boas razões pelas quais isso deveria acontecer em breve. Assista a mais um capítulo do Tech-x-planations e descubra quais são. (em inglês)

[PODCAST] Já parou para pensar sobre o 'lado humano' da tecnologia que você consome? Blake Barnes, diretor do Instagram, discute nesse podcast como o perfil das pessoas envolvidas na construção das tecnologias, as formas como colaboram em times e a cultura das empresas 'tech' influenciam os produtos que são desenvolvidos. (em inglês)

Momento reflexão: como a tecnologia está transformando a forma com que ensinamos e aprendemos? As salas de aula digitais, a colaboração global online a aprendizagem personalizada são apenas o começo. Para onde essas tendências de 'EdTech' levarão? (em inglês)

Oportunidade Bowler - Mkt Digital / Law

Oportunidade Bowler - Mkt Digital / Law

Oportunidade na Bowler! Você é de comunicação e marketing, mas também gosta do universo do direito? Quer pensar estratégia digital e fazer um case no mercado? Então conheça essa oportunidade:

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Quinze|em|10  -  edição 5/out

Quinze|em|10 - edição 5/out

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EDIÇÃO DE 5 DE OUTUBRO DE 2017


COMUNICAÇÃO E MARKETING
NOVIDADES, CASES E LEITURAS DE INTERESSE

Eles são a bola da vez quando se fala em estratégias de comunicação abrangentes e autênticas. O poder dos micro-influenciadores já começa a ser descoberto pelas marcas, e este infográfico explora os principais dados sobre esta nova categoria de influenciadores.

O Twitter anunciou que está testando o novo limite de 280 caracteres. Foi observado que quando há mais caracteres para serem utilizados as pessoas tendem a tweetar mais. A repercussão (com direito aos memes sobre o tema) está aqui. (em inglês).

Ninguém questiona a importância do Facebook como canal, mas os grandes publishers de notícias começam a dirigir atenção para outras plataformas, como Google e Apple News. O objetivo é diversificar e aproveitar os formatos nativos de outras redes, como Instagram e Snapchat. (em inglês).

Em seu 4º ano, a pesquisa “Video Viewers” traz 5 insights para entender a fundo o comportamento do brasileiro quando o assunto é assistir a vídeos. Alguns destaques: 86% assistem vídeos na Internet, 99% via Youtube (crescimento de 32%). São 38 horas por semana, em média, de conteúdo audiovisual consumido, e a distância entre TV e digital vem diminuindo.

Uma nova solução para questão antiga: Facebook anunciou ferramenta para que os anunciantes possam medir o impacto de suas campanhas publicitárias tanto na rede social como na TV, e entender qual o impacto das duas quando usadas em conjunto. (em inglês)


REALIDADE DIGITAL-FIRST
INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

As holdings WPP e Publicis estão com seu futuro como empresas independentes em perigo, disse Jerome Bodin, analista da Nexis. Ele aponta que existe a possibilidade de uma fusão entre os grupos, mas que o cenário mais provável é de aquisição por alguém como Accenture ou Capgemini. (em inglês)

A Amazon começará a aceitar bitcoins? De acordo com especulações do The James Altucher Report, a empresa pode anunciar a novidade muito em breve, durante sua conferência de ganhos. (em inglês)

O número de contratos firmados no Brasil entre grandes empresas e startups aumentou em 194% durante os meses de julho de 2016 e julho de 2017. O estudo é do 100 Open Startups, movimento de apoio ao empreendedorismo.


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TECNOLOGIA E DISRUPÇÃO POR UM MUNDO MELHOR

A privacidade sobreviverá ao futuro? Proteger as nossas informações será cada vez mais desafiador à medida que experimentamos o surgimento de tecnologias como a realidade virtual, a Internet das coisas, as interfaces cérebro-máquina entre outras. (em inglês)

Jaguar inova e apresenta carro-conceito futurista com a visão da marca para 2040. O Future-Type será exibido no Tech Fest da Jaguar Land Rover, que acontece em Londres.

Já pensou em fazer uma viagem longa em pouco tempo? Elon Musk, fundador do SpaceX pretende fazer vôos de foguete encurtando viagens de longas horas de um continente para outro para menos de 60 minutos.

Quinze|em|10  -  edição 19/set

Quinze|em|10 - edição 19/set

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EDIÇÃO DE 19 DE SETEMBRO DE 2017


COMUNICAÇÃO E MARKETING
NOVIDADES, CASES E LEITURAS DE INTERESSE

O Instagram Stories, utilizado por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, apresenta uma atualização importante que permitirá que as marcas aproveitem os recursos da câmera - como filtros de rosto, boomerangs e outros - para criar conteúdo e ser utilizado como anúncio. (em inglês)

Confira os padrões e diretrizes que ajudarão você a ganhar dinheiro com o seu conteúdo no Facebook. Informações direto do Nick Grudin, VP of Media Partnerships. (em inglês)

Snap procura um head de ‘brand integration’ para trabalhar em conjunto com a equipe de conteúdo da Snapchat e com os anunciantes com objetivo de inserir as marcas no Snapchat Discover. (em inglês)

Área de Live Marketing tem mais mulheres. É o que diz a pesquisa da Associação de Marketing Promocional (Ampro), realizada com 754 pessoas do mercado de agências do Brasil.


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INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

De acordo com report da Bloomberg, a Alphabet, ‘empresa mãe’ do Google estaria considerando fazer um investimento milionário na empresa Lyft. O investimento na concorrente da Uber poderá chegar à US$ 1 bilhão. (em inglês)

O valor de todas as moedas digitais já caiu quase 50% no mês de setembro, de US$ 178 bilhões para US$ 98 bilhões. A incerteza no mercado da China, que segue com a proibição da operação das exchanges de criptomoedas no país, motiva a importante queda.

A inovação acontece a todo momento e as empresas precisam se adequar para continuarem no páreo. Conheça 7 gigantes empresariais que morreram por não inovar.


DE OLHO NO AMANHÃ
TECNOLOGIA E DISRUPÇÃO POR UM MUNDO MELHOR

Lar doce lar 2.0. Em um futuro próximo, nossas casas evoluirão do conceito de ‘smart homes’, para casas conectadas, até atingirem o status de casas inteligentes – quando poderão cuidar de nós. Confira a análise no artigo da Singularity Hub. (em inglês)

Um grande futuro pode estar nas mãos da China: país lança plano para se tornar líder mundial na inteligência artificial (AI) até 2030 e pretende criar mercado de US$ 150bi.

Facebook contratou a especialista em inteligência artificial Joelle Pineau para trabalhar no laboratório de Montreal, no Canadá. O tema ganhou a atenção do mundo corporativo, à medida que empresas de saúde e financeiras buscam algoritmos para encontrar padrões que as ajudem a resolver problemas.

Quinze|em|10  -  edição 5/set

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EDIÇÃO DE 5 DE SETEMBRO DE 2017


COMUNICAÇÃO E MARKETING
NOVIDADES, CASES E LEITURAS DE INTERESSE

Novidade: As Stories do Instagram agora podem ser acessadas via web. Você poderá assisti-las tanto em browsers móveis quanto no desktop e não precisará mais usar, obrigatoriamente, o app oficial do Instagram. Na versão mobile do site do Instagram, o recurso aparece no topo da página, assim como acontece no app. No desktop, ele foi deslocado para a parte da direita da página.

Nem tudo está perdido para o Snapchat, de acordo com novos dados da BTIG Research. Ainda que esteja sendo nocauteado pela concorrência do Instagram Stories, que tem ‘clonado’ boa parte de suas funcionalidades, seus indicadores de engajamento estão crescendo. A base de usuários avança de forma mais lenta do que o esperado, mas o tempo gasto pelos usuários na rede cresceu quase 20% nos últimos 6 meses. (em inglês)

Qual a pergunta mais estranha que você já fez para o Google? A gigante de buscas divulgou as perguntas mais curiosas e interessantes feitas por usuários em todo o mundo, inclusive o Brasil. No site, você pode entender como as pessoas buscam respostas para resolverem seus problemas do cotidiano. (em inglês)

Se você trabalha com marketing há muitos anos, vai adorar esse infográfico do Technology Advice. Ele promove uma comparação entre técnicas de marketing atuais e aquelas de quase 30 anos atrás, de 1990. Tudo isso parece ter sido há muito tempo, mas com o avanço da tecnologia, pudemos ver muitas mudanças significativas concentradas ao longo dos últimos anos. (em inglês)


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INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

Microsoft e Amazon firmaram parceria que permitirá que suas assistentes virtuais conversem entre si. Os usuários da Alexa, da Amazon, poderão solicitar que a Cortana, da Microsoft, realize uma variedade de atividades – desde agendar uma reunião até ler e-mails. E os usuários da Cortana poderão pedir que a Alexa toque músicas, chame um Uber ou acenda as luzes de suas casa. É a primeira vez que duas empresas de tecnologia abrem seus assistentes virtuais de inteligência artificial uma para outra.

Se você tivesse comprado 100 reais em bitcoins em 2011, teria nas mãos atualmente 120 mil reais. A moeda virtual disparou nos últimos 6 anos, e muitas pessoas que não acreditaram em seu potencial no passado, hoje estão desesperadas para ter uma. Desde o início de agosto, a bitcoin vem batendo um recorde de preço atrás do outro, e acumula valorização de 103,4% somente nesse período. Em 2017, a alta da bitcoin ultrapassa os 350%.

A Amazon expandiu seu programa de influenciadores
, lançado em março, para incluir uma ferramenta de autoatendimento direcionada aos ‘famosos’ do YouTube. O programa coloca grande foco no processo de seleção e verificação, permitindo apenas a admissão daqueles com grande alcance, altos níveis de engajamento e conteúdo de qualidade, de acordo com os objetivos da Amazon. Influencer marketing levado à sério. (em inglês)


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TECNOLOGIA E DISRUPÇÃO POR UM MUNDO MELHOR

O ‘machine learning’ está por todo lado, mas você sabe exatamente o que é e como acontece o aprendizado das máquinas? Confira esse vídeo super interessante do Singularity Hub e veja como a modernidade está cada dia mais incrível. (em inglês)

O MIT criou um robô que pode andar entre pessoas sem provocar colisões, mesmo em ambientes com grande densidade de pessoas, como hospitais, shoppings e universidades. O pesquisador Yu Fan “Steven” Chen criou essa solução, com o conceito de “navegação socialmente consciente”. Em outras palavras, ele segue os códigos sociais que todos inconscientemente usamos quando nos movemos juntos. (em inglês)

Quinze|em|10  -  17/ago

Quinze|em|10 - 17/ago

Quinze|em|10 é a curadoria de marketing, comunicação e inovação da Bowler. Os melhores conteúdos da quinzena para ler em apenas 10 minutos. Para recebê-la em seu e-mail, inscreva-se aqui.

EDIÇÃO DE 17 DE AGOSTO DE 2017


COMUNICAÇÃO E MARKETING
NOVIDADES, CASES E LEITURAS DE INTERESSE

Você já ouviu falar no aplicativo Scorp? Ele reúne algumas características do falecido Vine e, sem nenhuma explicação, se tornou um dos apps mais baixados nas últimas semanas. A ideia é que o usuário possa compartilhar vídeos de até 15 segundos num feed global, separado por tópicos.

Top 5 news do Facebook: novas ferramentas para transmissões ao vivo, uma aquisição que promete sofisticar a edição de vídeos, expansão do Marketplace, recomendações aprimoradas e um novo app para o mercado chinês. Confira as 5 principais atualizações do Facebook que foram identificadas essa semana. (em inglês)

O tema não é novo, mas está sempre se atualizando. Confira no infográfico os melhores horários para postagens nas redes sociais de acordo com 20 diferentes estudos. Mas lembre: as informações de mercado ajudam, mas para saber o que funciona para a sua audiência específica, é preciso estudar e testar os seus próprios Anaytics. (em inglês)

Novidade bem-vinda no Instagram: foi anunciada uma importante atualização na função dos comentários, permitindo que as pessoas tenham conversas diferentes em uma única publicação, de forma semelhante à que acontece no Facebook. O recurso esteve em fase de testes para Android e agora estará disponível também para IOS. (em inglês)


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INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

Quando o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 22 bilhões, muita gente se perguntou qual seria sua intenção, já que a ferramenta tinha 1 bi de usuários, mas não era rentável. Agora os motivos começam a aparecer: o Facebook quer transformar o Whatsapp na maior fintech do planeta, incrementando a plataforma de comunicação e introduzindo a funcionalidade de enviar dinheiro pelo aplicativo.

Acaba de ser inaugurado o ecommerceCAMP, o maior espaço dedicado a negócios digitais da América Latina. Com um conceito único, a proposta é fomentar o empreendedorismo digital e reunir 100 e-commerces dentro do CAMP, oferecendo suporte de um time de especialistas, infraestrutura de serviços, salas de conhecimentos e networking.

Entenda porque o Spotify pode em breve dominar a indústria digital da música da mesma forma como o Google domina o mercado de buscas. Com a explosão da base de usuários, crescimento dos indicadores financeiros e atração dos melhores talentos em tech, a companhia sueca está prestes e vestir a ‘coroa’ do mundo da música. (em inglês)


DE OLHO NO AMANHÃ
TECNOLOGIA E DISRUPÇÃO POR UM MUNDO MELHOR

Já estamos na era dos cyborgs. Provavelmente você deve ter cruzado com alguns deles durante a sua jornada matutina, e nem percebeu. E o mais interessante: eles são pessoas comuns que integram tecnologia aos seus corpos e não se parecem nada com aqueles protótipos de Hollywood. Leia mais na matéria da Singularity. (em inglês)

Imagine se os aparelhos auditivos, para quem tem algum tipo de deficiência, pudessem ser substituídos por um fone de ouvido  sem fio e um aplicativo. Uma startup suíça está tentando fazer com que isso se torne realidade. (em inglês)

Exagero ou necessidade? Conheça o dispositivo weareble que avisa sua família caso você se sinta ameaçado e precise de ajuda. Por meio de um GPS, ele pode compartilhar a sua localização exata. Veja mais no vídeo do Mashable. (em inglês)

13 empresas e executivos para seguir no LinkedIn (e escapar do conteúdo sem valor)

13 empresas e executivos para seguir no LinkedIn (e escapar do conteúdo sem valor)

O Linkedin vem passando por grandes transformações desde sua aquisição pela Microsoft, e reúne, hoje, características paradoxais. Existem muitas funcionalidades para acompanhar notícias e estabelecer relações produtivas, focadas em trabalho, carreira ou negócios. Mas, há também uma crescente onda de conteúdos que desvirtuam o seu propósito original, e acabam por ‘poluir’ a nossa timeline e dificultar o acompanhamento do que há de mais interessante.

Há empresas maduras digitalmente, que já adotaram os princípios da realidade digital-first, e pensam sempre em seus públicos, sejam B2B ou B2C. Elas geram conteúdo atrativo e útil, vídeos e links, além de interagir e engajar os usuários que acessam seus canais. O LinkedIn é um ótimo lugar para acompanhar tais companhias, que seguem as melhores práticas, mas, em meio a tantas opções, é preciso selecionar bem para tirar o melhor proveito da rede.

Essas corporações entendem que a company page é um canal direto também com funcionários, clientes, fornecedores e colaboradores. Stakeholders em geral. E ao falar sobre temas relacionados às suas áreas de atuação, elas mostram ser autoridade nos assuntos, fortalecem o valor da marca e melhoram a imagem.

E, é claro, como se trata de uma ferramenta de marketing digital, as empresas divulgam seus negócios, parcerias, investimentos, prêmios e eventos dos quais participam.

Selecionamos algumas company pages no LinkedIn que valem a pena seguir, assim como também os perfis de alguns executivos renomados e que compartilham conteúdos de ponta em suas áreas de atuação. Confira só a seleção.

COMPANY PAGES

HAYS

Empresa de recrutamento, soluções em RH e transição de carreira, com sede em Londres, tem mais de 1,7 milhão de seguidores. No LinkedIn, compartilham artigos sobre entrevistas de emprego, transição de carreira, como se tornar um líder etc.

SCHNEIDER ELECTRIC

Empresa especializada em gerenciamento e automação de energia, presente em mais de 100 países e com quase um milhão de seguidores. Dão dicas sobre melhoria no desempenho de operações diárias, eficiência das redes sustentáveis, inovações, parcerias e muito mais.

NIKE

A empresa americana de roupas, equipamentos e acessórios esportivos tem mais de um milhão de seguidores. Em sua página, encontramos artigos sobre diversidade, iniciativas sustentáveis de funcionários, esporte como inspiração para o desenvolvimento do potencial humano e a criação de comunidades.

CISCO

Empresa americana com quase 1,5 milhão de seguidores, atua criando produtos hardware, software e serviços para soluções em internet. Divulga conteúdo sobre transformação digital, cases de sucesso, cybersegurança, bastidores da companhia, entre outros temas.

DXC TECHNOLOGY

Companhia americana de serviços e soluções de TI, está presente em mais de 70 países e conta com ampla rede de parceiros, além de quase 600 mil seguidores. Na company page, encontramos textos sobre mobile first, cybersegurança, Nuvem, e muito mais.

PERFIS PESSOAIS

RICHARD BRANSON - Founder da Virgin

Com quase 12 milhões de seguidores, o executivo escreve sobre negócios, empreendedorismo, responsabilidade social, liderança, mostra bastidores da sua rotina e das várias empresas que administra.

BETH COMSTOCK – Vice chair na GE

Ela entende a importância da criatividade e compartilha insights sobre como ideias têm o poder de transformar as empresas.

JEFF WEINER - CEO do LinkedIn

Nada como seguir o CEO do LikedIn e ficar atualizado sobre uma variedade de temas como carreiras, oportunidades, tecnologia e novidades da maior rede profissional do mundo com mais de 500 milhões de seguidores.

RICARDO AMORIM - economista e presidente da Ricam Consultoria

Escreve sobre economia, política, carreiras entre outros temas, com uma linguagem clara e acessível.

WALTER LONGO - Presidente e CEO do Grupo ABRIL

Fala sobre empreendedorismo, comunicação, marketing, inovação e universo digital.

PAULA BELLIZIA - General Manager na Microsoft Brazil

A executiva compartilha temas como educação, futuro do trabalho, transformação digital, diversidade, entre outros.

LUIZA TRAJANO - Presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza

Luiza fala sobre sua visão de mundo corporativo, negócios, empreendedorismo e muito mais.

ROMERO RODRIGUES - Sócio-diretor da Redpoint eventures

O fundador da Buscapé escreve sobre empreendedorismo, startups, inovação e investimentos.

Fontes consultadas: LinkedIn.

UX: 4 falhas comuns na gestão da experiência do usuário

UX: 4 falhas comuns na gestão da experiência do usuário

Muitas empresas ainda não se deram conta da real importância da experiência do usuário (user experience, ou UX) para os objetivos do negócio – seja na venda, no relacionamento, na fidelização ou na construção de imagem e reputação.

Essa sigla, que passamos a ver com mais e mais frequência, se refere a tudo que afeta ou interfere no sentimento do usuário ao interagir com uma marca, produto, sistema ou serviço, em qualquer ponto de contato. E engloba vários aspectos: design, usabilidade, tempo de resposta/carregamento, perfil de publicidade, o desenho dos produtos/serviços propriamente ditos, as evidências e pontos físicos de contato e por aí vai.

Na realidade digital-first, os consumidores têm uma quantidade enorme de opções, escolhas e canais. E quem oferecer uma experiência simples, pensando nas expectativas e necessidades deles, alcançará resultados positivos. Foi para isso que surgiram os especialistas em UX.

Aposto que você, enquanto consumidor, não se esquece de experiência ruins, especialmente das mais traumáticas, que geram problemas ou despesas. Às vezes, a interação com a marca transforma-se em fonte de sofrimento e estresse. Quem nunca ficou por horas pendurado no telemarketing para resolver uma questão simples, ou se perdeu na hora de navegar em um site que, a princípio, te interessava? E aquele produto maravilhoso, que chegou na sua casa quebrado porque a embalagem não era suficientemente resistente?

O cliente do nosso mundo digital-first quer se sentir único e respeitado. Se percebe que sua empresa não se importa o suficiente com ele, vai procurar quem se lhe dê a devida atenção. Por isso é fundamental ter um processo contínuo de aprimoramento das experiências dos usuários. Entender exatamente o que os deixa satisfeitos.

Quando pensamos na aplicação e UX para o marketing digital, não temos um bicho de sete cabeças: o consumidor quer estar no controle da navegação, encontrar o que procura de maneira fácil, que a empresa o conheça a ponto de ‘antecipar’ seus desejos, que os processos sejam simples e que as funcionalidades sejam claras. Assim, ele terá experiências completas, prazerosas e ágeis, e vai interagir de maneira mais próxima e duradoura com a marca.

E o que isso gera? Aumento no engajamento, conversão e vendas. Além de ajudar a atrair consumidores, estimula o relacionamento positivo e mantém a base que você já possui. Afinal, custa muito mais caro ganhar novos consumidores do que fidelizar os clientes que você já tem.

No entanto, muitas empresas erram feio e não entendem porque a conversão está caindo, as reclamações aumentando, as vendas baixando, o relacionamento atritando. Vamos listar alguns pontos de atenção:

  • ACHAR QUE SEU CLIENTE PENSA COMO VOCÊ.

Você não é o seu cliente. Então, o que é bom para você, não necessariamente vai ser para ele. É claro que se você é um C-level ou um gerente, sua experiência profissional e intuição podem ajudar na tomada de decisões, mas você não pode se basear só nisso. É preciso recorrer a dados para não se arriscar nos nossos ‘blind spots’. Os consumidores têm necessidades, interesses e maneiras diferentes de navegar e consumir produtos.

  • NÃO SE APROXIMAR DO CLIENTE.

Vá para o outro lado do balcão. Todo líder deveria criar o hábito de interagir com os consumidores frequentemente. Vá ao ponto de venda, faça atendimento no SAC, monitore pessoalmente um processo, pergunte o que eles acham do produto, do tempo de entrega, o que pode melhorar etc. Esse contato com o cliente é fundamental para entender como ele pensa e do que realmente precisa. Assim você consegue detectar onde há atrito e aprimorar os processos.

  • FOCAR SOMENTE NOS ‘CAMINHOS FELIZES’.

Normalmente a experiência do consumidor é criada pensando nos ‘caminhos felizes’, aqueles que levam até a venda de forma descomplicada. Mas o usuário pode estar partindo de uma perspectiva ou necessidade diferente. Se ele já fez uma compra, por exemplo, pode estar buscando realizar um estorno, ou fazer uma reclamação, chegar à ouvidoria e até mesmo cancelar uma assinatura. Não são os ‘caminhos felizes’ que gostamos de focar, mas geralmente essa jornada é tão tortuosa que pode acabar com todo o residual positivo que o consumidor tinha pela marca. A fluidez deve existir para a compra, mas não podemos esquecer das demais tarefas e processos.

  • NÃO PENSAR NOS USUÁRIOS POUCO FAMILIARIZADOS COM A WEB.

Faça pilotos do fluxo de caminhos a percorrer nas diferentes situações e com as diferentes personas em seu site, blog, rede ou app. Existem usuários frequentes, que navegam facilmente na internet, mas também aqueles que ainda são pouco familiarizados com os comportamentos digitais. Pense em todos eles, assim você consegue mapear mais facilmente as dificuldades que qualquer cliente pode enfrentar.

Conseguir a atenção do usuário na internet é uma tarefa que requer planejamento, mas também empatia. Prever o caminho que ele vai trilhar e verificar possíveis pontos fracos. Só assim pode se oferecer um percurso amigável e eficiente, não importa o que ele busque.

 

7 sites para acompanhar e não perder nada sobre marketing digital, tecnologia e inovação

7 sites para acompanhar e não perder nada sobre marketing digital, tecnologia e inovação

Em tempos disruptivos e de mudanças constantes, é fundamental manter-se atualizado sobre tudo o que acontece em tecnologia, inovação, negócios, tendências, marketing digital e muito mais. Indicamos algumas fontes importantes para ficar bem informado.

Mobile Marketer

É um site bem completo com notícias sobre mobile, campanhas publicitárias, tecnologia, apps, tendências, entrevistas e colunas de especialistas sobre o mundo dos smartphones e tablets.

Social Media Today

O site tem como foco marketing digital e estratégia, marketing de conteúdo, social business, experiência do cliente, social media, tecnologia, entre outros. É uma fonte com excelentes infográficos, podcasts e dicas de como extrair o melhor das redes sociais para o seu negócio.

HubSpot

É uma plataforma de Inbound Marketing e Vendas, referência nos Estados Unidos e no mundo. Também oferece cursos e certificados, e seu blog é uma grande biblioteca com dicas e informações sobre marketing digital, Inbound Marketing, vendas, mídias sociais e tendências.

Ad Age

Site de notícias ligadas aos setores de publicidade e propaganda e marketing digital. Também disponibiliza vasta biblioteca com webcasts, guias da indústria e relatórios de pesquisa escritos por renomados especialistas da indústria.

Business Insider

É um site de notícias que cobre as áreas de política, negócios, mídia, tecnologia, tendências, ciências e entretenimento, entre outros tópicos. Lançado em 2007, atualmente faz parte da empresa de mídia alemã Axel Springer SE.

Forbes

A versão online da revista americana traz notícias sobre negócios, investimentos, branding, tecnologia, empreendedorismo, consumidores, entre outros. É famosa por divulgar listas como, por exemplo, as pessoas mais ricas no mundo, os maiores influenciadores, as celebridades mais bem pagas, e por aí vai.

Singularity Hub

O site divulga informações sobre Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Big Data, Futuro do Trabalho, IoT (Internet das Coisas), inovação, e muito mais. Há também uma editoria com artigos e insights de experts nesses segmentos e vídeos curtos explicativos.

Growth who? Entenda como o Growth Hacking pode ajudar sua estratégia de marketing.

Growth who? Entenda como o Growth Hacking pode ajudar sua estratégia de marketing.

A concorrência acirrada e a infinidade de produtos e serviços à disposição dos clientes tornam-se desafios para as empresas alavancarem o crescimento. E é ainda mais complicado no caso das startups, que começam com orçamento apertado. Mas, além do marketing tradicional, há uma maneira de buscar resultados positivos. É o Growth Hacking.

O termo Growth Hacker surgiu em 2010 e foi criado por Sean Ellis, ex-líder de Growth do Dropbox (compartilhamento de arquivos na nuvem) e do LogMeIn (software de acesso remoto). Segundo ele, Growth Hacking é marketing orientado a experimentos.

É preciso deixar claro que ele não substitui o marketing, mas é um recurso complementar para se pensar em crescimento rápido e sustentável de clientes e receitas, com uma abordagem mais ágil e cruzada.

ANÁLISE RIGOROSA COM ZERO ACHISMO

Para aplicá-lo é preciso entender a fundo o consumidor e sua jornada de compra, ser bastante curioso, experimentar ideias ligadas aos objetivos do negócio e monitorar a operação e os resultados. É baseado em métricas e análise de dados. Não tem nada de achismo ou intuição.

Tudo começa com a realização de um brainstorm com equipe multidisciplinar para entender qual problema deve ser solucionado e identificar, inicialmente, as ideias mais simples e de baixo custo, para somente depois partir para as mais complexas.

Ao fazer experimentos como, por exemplo, mudar o lugar do CTA (Call-to-action), o título da landing page ou reduzir os itens de formulários já se pode alcançar um resultado interessante. Mas, evidentemente, é preciso replicar o que se conseguiu em macro escala para o volume ser expressivo. Só que nem todas as ideias dão certo. Mesmo assim, a partir dessa análise podem surgir novas formas de melhorias para colocar na prática e testar.

VALEM ALGUMAS DICAS

  • Ao utilizar ‘Data’ é possível melhorar o engajamento do cliente.
  • Utilize os recursos já disponíveis para obter um impacto máximo.
  • Aproveite a tecnologia (há várias ferramentas disponíveis)
  • Um conjunto de pequenos experimentos que dão certo, garantem crescimentos relevantes.

CASES DE SUCESSO

Um dos grandes cases de sucesso é o AirBnB. Para crescer rapidamente, eles utilizaram os anúncios de imóveis do Craigslist, site de classificados semelhante às Páginas Amarelas, e divulgavam a nova rede para que as pessoas também anunciassem na plataforma deles. Dessa maneira, conseguiram rapidamente atrair milhares de usuários e ‘viralizaram’.

Outro bom exemplo é o Dropbox. A startup estava com um CAC (Custo de aquisição de clientes) muito alto e, para impulsionar o negócio, decidiu oferecer mais 500 MB de armazenamento para quem convidasse um amigo que fizesse a assinatura do serviço. Incentivos ao cliente costumam funcionar.

Já o Convertkit, plataforma de e-mail marketing para empresas de produtos digitais, mudou o posicionamento, salvando a empresa. Decidiram, ao invés de focar em autores/escritores, segmentar o público em blogueiros profissionais. Com isso, a receita mensal passou de US$ 5.000 em 2015 para mais de US$ 700.000 este ano.

Fontes: Resultados Digitais, Marketing de Conteúdo e Growthhackers.com

Chegou a hora da comunicação corporativa abraçar a tecnologia

Chegou a hora da comunicação corporativa abraçar a tecnologia

Artigo da Managing partner da Bowler Maria Claudia Bacci, publicado originalmente na Aberje em 30/06/2017.

Todos os profissionais de comunicação e marketing estão fortemente pressionados pelo novo, transformador e disruptivo. Aliás, não aguentamos mais esses termos que, por vezes, mais nos parecem expressões da moda. Mas no fundo são realidades que nos atormentam e desafiam. No centro desse nervosismo está a tecnologia: milhares de homens e mulheres no Vale do Silício passam o dia pensando em como a tecnologia pode mudar as relações e formatos entre empresas e seus públicos. E a comunicação corporativa? Acompanha esse movimento?

Eu arriscaria dizer que não. Basta olhar a forma como o PR (public relations), em especial, a assessoria de imprensa ainda é feita para afirmar que o modelo está envelhecido. Ainda vemos releases, notas e venda de pautas como eixos centrais de uma estratégia, mesmo que apelidados de nomes mais charmosos. Você já parou para refletir qual o uso de dados que a sua comunicação faz para ser mais assertiva? De que maneira sua empresa usa a tecnologia, não só para medir o alcance da mensagem, mas para também se certificar que ela chegou na hora certa e a quem devia?

E o  desafio que o digital e a tecnologia impõem não se restringe apenas ao uso inteligente de dados e informações. Existe também uma nova mentalidade e novas formas de transmitir a mensagem – seja uma nova tecnologia, uma plataforma diferente, uma mídia inovadora ou um novo tipo de ator que pode contribuir para a estratégia.

Para acompanhar toda essa transformação, a mudança deve começar pelas pessoas, pela mentalidade do gestor e equipe. Será que o time de PR não deve ser também composto por alguém de BI (business intelligence), SEO (search engine optmization), UX (user experience) e um competente designer e criativo? Minha visão é que só com um time multidisciplinar se atingem os novos canais e públicos. Na hora que querem, onde querem, e não na hora em que sai a notícia no veículo.

Com a informação sendo produzida por multicanais e atores, o controle diminuiu e a necessidade de sensibilizar o modus operandi de PR veio à tona. A tecnologia está aí para ser aplicada, e não só observada. O digital vem transformando o conceito de intermediação e levando a comunicação à massificação. Antes a mensagem era emitida em um ambiente privado, para um público e conteúdos restritos, e, ainda previamente aprovados.

Com os novos tempos, a reinvenção do PR deve estar alicerçada em dois pilares. Novas tecnologias (ferramentas, dados e Inteligência) e pessoas (nova cultura, mentalidade e uma pitada de atitude de risco). Essa fórmula é matadora para criar um novo modelo para a comunicação corporativa, um novo ‘chassi’. Fica o convite!

Enquanto PR não abraçar a tecnologia e os efeitos colaterais do digital, os dias estarão contados. Como profissionais de comunicação devemos pensar em como isso tudo nos envolve e como podemos evoluir, nutrir relacionamentos lucrativos entre marcas e audiências e fazer as mensagens alcançarem o canal adequado no timing certo. É o novo PR chegando!

10 eventos imperdíveis sobre marketing digital, inovação e branding

10 eventos imperdíveis sobre marketing digital, inovação e branding

Nos últimos anos, o Brasil tem recepcionado importantes eventos sobre branding, tecnologia, marketing digital, e-commerce, experiência do cliente, social media e muito mais.

Além de reunir profissionais renomados dos mais variados segmentos, esses encontros proporcionam muita troca de informações, falam sobre tendências e mostram cases de valor. E também são ótimas oportunidades de networking e negócios.

Há muita coisa boa acontecendo no segundo semestre deste ano, no Brasil e fora do país. Confira.

  • FÓRUM DE MARKETING DIGITAL/DIGITALKS

6 de julho
Royal Tulip Rio - São Conrado - Rio de Janeiro

Durante o evento, serão debatidos temas como Tendências e Inovações, investimentos, tecnologia, estratégias e outros assuntos que envolvem Marketing Digital e Empreendedorismo.

Alguns dos palestrantes confirmados são Cláudia Gurfinkel (Líder de Parcerias de Mídia para América Latina do Facebook), Elizabeth Almeida (Gerente Sênior de Relacionamento com o Consumidor da Coca-Cola) e Michelle Cunha (Coordenadora de Projetos, Comunicação e Qualidade da L´Oréal).

Outras cidades que receberão eventos Digitalks são Brasília (10 de agosto), Fortaleza (21 de setembro) e São Paulo (17 de outubro).

https://digitalks.com.br/eventos/

 

  • FÓRUM 2017 E-COMMERCE BRASIL

25-27 julho
Transamerica Expo Center, SP

 É a 8ª edição do Fórum E-Commerce Brasil, considerado o principal evento de e-commerce da América Latina e o terceiro maior evento da área no mundo pela Forrester Research.

Durante três dias, mais de 10 mil participantes e 108 palestrantes vão estar presentes. Haverá um salão de negócio com 150 expositores e formações em quatro áreas de conhecimento - Indústria, B2B, Marketplace e Venda de Serviços. Além de mentorias especializadas com grandes nomes do mercado de e-commerce em conversas individuais com varejistas.

Alguns dos palestrantes confirmados são Scott Emmons (Head of the Innovation Lab - Neiman Marcus), Anthony Long (Global E-commerce Capability Lead -Kimberly-Clark), John Panighel (Senior Manager, CRM & Digital Marketing - Adidas Canadá), Michelle Evans (Global Head of Digital Consumer Research Euromonitor).

https://eventos.ecommercebrasil.com.br/forum

 

  • NAME SUMMIT 2017

7-8 agosto
Hilton Midtown Manhattan - USA

O evento vai falar sobre branding em um mundo digital - como estabelecer uma identidade de marca consistente e ter uma presença digital que inspira e gera ROI.

Outros tópicos que serão desenvolvidos durante os dois dias de encontro são como desenvolver e manter marca online, como adquirir as habilidades necessárias para encarar as marcas concorrentes, a construção de uma marca digital, engajamento de usuários com base em padrões de comportamento e muito mais.

Nomes como Gerard Adams (Founder/CEO FOWNDERS), Tony Kirsch (Head of Professional Services and Evangelist for Neustar) e Timothy Jordan (Digital Marketing and Advertising Specialties for Google) vão palestrar no evento.

http://namesummit.com/

 

  • VMWORLD 2017

27-31 agosto
Mandalay Bay Hotel & Convention Center, Las Vegas, USA

O VMWorld une especialistas de diversos ramos da indústria e aborda temas como Nuvem, negócios digitais, tecnologias transformadoras e inovação, tendências, além de possibilitar a avaliação de produtos, networking e brainstorming.

São mais de 500 sessões, discussões em grupo e painéis com especialistas. No evento é possível obter informações e respostas sobre o seu segmento industrial, encontrar novas perspectivas para suas dores e vislumbrar oportunidades.

Nessa edição há uma novidade: quatro showcases com especialistas VMware que irão compartilhar inovações e soluções em modernização do Data Center, integração de Nuvens públicas, capacitação do espaço de trabalho digital e transformação da segurança.

A edição europeia do evento acontece em Barcelona, na Espanha, entre os dias 11-14 de setembro.

https://www.vmworld.com/en/index.html

 

  • EXPO FÓRUM DE MARKETING DIGITAL 2017

30-31 agosto
Transamerica Expo Center, São Paulo

No Fórum deste ano, haverá 14 trilhas de conteúdo, entre elas, especialistas globais em Growth, Performance, Cloud, Adtech, Mobile e Mídia, Inovação e Tendências.

O evento conta com um business room com 50 stands de patrocinadores, cases e experiências, consultorias especializadas para mais de 100 participantes e Startups square com 15 startups do setor de marketing digital.

Alguns dos palestrantes que estarão presentes são Brian Burlingame (Ceo JeffreyGroup), Clayton Wood (founder Growth Labs), Martha Gabriel (PhD, consultora, autora best seller, palestrante), Sujan Patel (co-founder Webprofits) e Vivian Hernandez (manager PR & Communications WIX.com).

https://digitalks.com.br/expo/

 

  • SOCIAL MEDIA WEEK SP (SMWSP)

11-15 setembro
ESPM - campus da pós-graduação Joaquim Távora

Este ano, o SMW acontecerá simultaneamente em três cidades de três continentes: Jacarta, Londres e São Paulo.

O SMWSP é um dos maiores eventos de mídia social da América Latina. O tema da 9ª edição é “Linguagem e as Máquinas” e trará conteúdos inéditos sobre como os algoritmos estão mudando as conexões e comunicações pelo mundo.

A curadoria dessa edição foi colaborativa, onde era possível cadastrar sua palestra, workshop ou debate. No mês de julho acontece a divulgação da programação e a abertura das inscrições ao público.

Alguns dos palestrantes no ano passado foram Rodrigo Siqueira (Technical Sales / Marketing Solutions, IBM), Mauricio Alvarez (Sales Director – Latin America, Netbase) e Diogo Cortiz (Pesquisador do Centro de Estudos de Tecnologias Web, NIC.br).

https://socialmediaweek.org/saopaulo/

https://socialmediaweek.org/london/

https://socialmediaweek.org/jakarta/

 

  • INBOUND 2017

25-28 setembro
Boston Convention & Exhibition Center, Boston, USA

Para se ter uma ideia do tamanho do evento, em 2016, houve a participação de 19.000 pessoas de 92 países.

Com palestras, jornadas educacionais e aulas práticas, o evento discute como a experiência Inbound é fundamental para o sucesso nos negócios.

Este ano, estão previstas palestras com Michelle Obama, Brian Halligan & Dharmesh Shah (co-founders HubSpot), Mario Batali (chef e autor), Yuval Dvir (Google Cloud), Brené Brown (pesquisadora e palestrante), entre outros. 

http://www.inbound.com/

 

  • CUSTOMER EXPERIENCE SUMMIT 2017

28 setembro
Theatro Net - Vila Olimpia/SP

Em sua quarta edição, o Customer Experience Summit desperta o olhar das empresas sobre a importância de se investir em estratégias de relacionamento com o cliente.

Em um dia, especialistas nacionais e internacionais vão debater temas como satisfação, sucesso, retenção e fidelização de clientes.

Alguns palestrantes confirmados no evento são Cláudia Vale (Founder at FLWOW! & EID Institute (CCXP)), Gustavo Caetano (CEO da Sambatech), Tatiana Pezoa (CEO da TrustVox) e Lincoln Murphy (Customer Success Consultant).

https://cxsummit.com.br/

 

  • RD SUMMIT FLORIPA

18-20 outubro
Florianópolis

Considerado um dos maiores eventos de Marketing Digital e Vendas da América Latina, terá mais de 150 palestrantes, entre nacionais e internacionais, além de feira de negócios com mais de 80 expositores de diversas áreas. Em sua quarta edição é esperado um público de mais de oito mil participantes.

Entre os temas que serão abordados estão Gestão e Estratégia, Marketing, Conteúdo, Vendas, Customer Success e Atendimento ao Cliente e Tecnologia.

A agenda com os palestrantes ainda não foi divulgada, mas no ano passado, estavam entre os palestrantes Neil Patel (co-founder Crazy Egg & Hello Bar), Paula Bellizia (Microsoft Brasil general manager), o economista Ricardo Amorim, entre outros.

http://rdsummit.com.br/

 

  • WEB SUMMIT

6-9 novembro
Pavilhão da FIL e MEO Arena, Lisboa, Portugal

Considerada a melhor conferência de tecnologia do Planeta pela Forbes, deve reunir este ano 60 mil participantes de mais de 160 países e 650 palestrantes.

O evento é tão procurado que os primeiros lotes de ingressos começaram a ser vendidos em novembro do ano passado.

Alguns dos palestrantes confirmados são Brian Krzanich (CEO Intel USA), Brad Smith (President and Chief Legal Officer Microsoft), Claudia Willvonseder (CMO IKEA Sweden) e Gillian Tans (President & CEO Booking.com Netherlands).

https://websummit.com/

 

Oportunidades Bowler - Junho 2017

Oportunidades Bowler - Junho 2017

Oportunidades na Bowler! Se você quer trabalhar em uma agência com modelo de consultoria, cabeça de negócios e pensamento digital-first, mande seu CV (Linkedin, Behance, portfólio...) pra gente:
jobs.jun17@bowler.com.br

 

1) Atendimento pl (fulltime) - Vai liderar o atendimento de 2 contas de marketing digital, sendo a principal interface com os clientes. Importante ser (muito) organizado, ter cabeça de gestor de projeto, conhecimento de social media e bom conteúdo. Entender de mkt de performance conta pontos.
 

2) Diretor de Arte jr (fulltime) – Criativo para trabalhos on e offline, da papelaria aos posts nas redes. Como muito do trabalho é digital, vale muito ser curioso, explorar ferramentas e serviços de mercado, saber criar pequenos vídeos etc.
 

3) Content & Community (freela partime) – Buscamos alguém antenado e bom de ideias e texto, com apetite para redes sociais. Vai ser responsável por planejar a matriz de conteúdo de um cliente (que tem 3 marcas em 2 redes), criar os conteúdos para social media assumir o papel de gestor de comunidade (interação, respostas aos usuários e relacionamento nas páginas). Atuação em dupla com diretor de arte.
 

4) Mídia digital (freela partime) – Queremos conhecer profissionais de mídia para atuar inicialmente prestando serviço para um cliente, com potencial para ampliar escopo e fazer parte do time Bowler para outras marcas. Conhecimento avançado em Facebook Ads, Google Adwords, Google Analytics, E-mail mkt (pelo menos Mailchimp!), tracking/tags de mídia etc. Visão de BI conta muitos pontos!
 

Inbound Marketing: ficção ou realidade?

Inbound Marketing: ficção ou realidade?

Artigo da Managing partner da Bowler Maria Claudia Bacci, publicado originalmente na Aberje em 17/05/2017.

Inbound Marketing não é algo novo. Ele estourou nos Estados Unidos em 2009, com o termo tendo sido usado por Brian Halligan, cofundador da Hubspot, e chegou alguns anos depois ao Brasil. Só que ele acabou sendo sistematizado, embalado, vendido como produto de prateleira, como se fosse “o salvador da pátria”. Na minha opinião, do jeito que está, precisa ser revisto.

Isso requer um formato capaz de provocar mudanças mais disruptivas, induzindo à transformação. Usar a força do novo para interferir negócios.

Consumidor is the new boss

 A jornada do consumidor mudou radicalmente. Há infinitas possibilidades de escolha em muito pouco tempo. Fazer buscas na web antes de comprar algum produto ou serviço virou procedimento banal. Muitos consumidores, principalmente os jovens, ignoram anúncios. Eles querem consumir vídeos cada vez mais curtos e desejam se comunicar com empresas da maneira que eles querem e no timing deles, com conteúdo que tenha significado e relevância para suas vidas.

O consumidor está no comando do que acessar na internet. Por isso, não adianta querer empurrar goela abaixo seu produto, seu e-book, seu infográfico maravilhoso. O conteúdo tem que ressoar nas pessoas. Isso deve ser levado em consideração na elaboração da estratégia digital. Do contrário, não é sustentável, ao menos no médio e longo prazo.

O número de smartphones em uso no Brasil vai igualar o de habitantes em outubro, segundo projeção da Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Atualmente, o número está em 198 milhões. Nos próximos dois anos, o total poderá chegar a 236 milhões.

Suas estratégias de Inbound Marketing levam em consideração o acesso via mobile? A agência que você contratou realmente acredita que os e-books vão continuar agradando? Seu conteúdo e seu visual são atrativos?  Já não está cansativo e irrelevante? E a qualidade da entrega? Na enxurrada de envio do material com o desejo de conquistar o tão famigerado e-mail para gerar leads, as pessoas retêm quem enviou? De que forma você se diferencia das inúmeras empresas que usam exatamente a mesma estratégia de Inbound? Será que não ficou mais do mesmo?

“O cliente tem muito mais escolhas do que antigamente e muito menos tempo. O lógico a fazer é ignorar coisas.”, diz Seth Godin. Com tantas variantes complexas, não vai ser um produto pré-moldado, sem estar customizado ao seu negócio que irá dar certo. Muitas agências dizem que vendem Inbound Marketing e clientes acham que adquirem isso.

O que as empresas e marcas têm de fazer é criar relacionamento, engajamento e gerar valor. Isso deve estar presente nas quatro fases da metodologia do Inbound: atrair-converter-fechar-encantar. Para sustentar uma relação é importante que a marca saiba se conectar com as pessoas, ter repertório, e um mix de conteúdo que seja capaz de falar sem cansar o consumidor. Tem que surpreender.

Confesso que ando cansada da infinidade das diversas táticas indistintas de Inbound a que estamos submetidos. Está muito mais amparada na lógica do que a empresa quer falar do que naquilo que o consumidor quer ouvir. E você? O que pensa disso tudo?

*Imagem: reprodução Aberje

Marketing+vendas: alinhamento das equipes gera aumento na receita

Marketing+vendas: alinhamento das equipes gera aumento na receita

Na era digital-first, a integração entre diferentes áreas da empresa é indispensável para aumentar a receita. E dois setores que precisam estar alinhados são marketing e vendas. Até um termo foi criado para se referir à essa “união”: smarketing (sales + marketing).

Somente com os objetivos definidos em comum entre smarketing e uma comunicação clara pode-se ter um retorno maior. Cabe ao marketing entregar leads mais qualificados ao setor de vendas, nutrindo-os com conteúdo relevante e fazendo-os avançarem no funil de vendas. Assim, os vendedores têm mais chance de fechar negócios, transformando leads em clientes.

Mas esse alinhamento entre áreas pode ser difícil se a visão que os departamentos têm um do outro é de “inimigo” ou às vezes, de incompetente. O setor de vendas costuma reclamar da qualidade dos leads gerados pelo marketing. Já este queixa-se do follow-up da área comercial. Cabe aos executivos deixarem claro que em tempos digitais, quando o cliente está no comando e compra o que quer e na hora que quer, é crucial que ambas as áreas trabalhem em conjunto para conhecer cada vez melhor as personas e entregar exatamente o que elas querem. O foco dever ser sempre no cliente. Marketing está focando na persona correta? Conhece a fundo suas dores e desafios? Sabe do que ela precisa? Essas respostas têm de ser bem completas e ricas em informações. Nem todos os leads estão prontos para comprar, então é preciso que fique bem clara qual é a definição de lead adequado para ser encaminhado a vendas.

Para isso, é preciso definir os objetivos, mas deixando claro as responsabilidades de cada área, o que cada um se comprometeu a realizar. É o chamado Acordo de Nível de Serviço (SLA em inglês), e manter reuniões semanais para analisar como estão sendo executados.

As áreas devem falar a mesma língua, ter uma comunicação clara e metas mensuráveis para cada departamento e em conjunto. A análise de dados dará informações valiosas para fazer ajustes na estratégia, se necessário, e melhorias constantes.

Em tempos desafiadores de competitividade cada vez mais acirrada e uma infinidade de opções e escolhas disponíveis, a parceria afinada do smarketing, com todos entendendo a importância de cada área e as vantagens de equipes com espírito colaborativo, é fundamental para melhorar os resultados.

*Imagem: D3images - Freepik.com

Sua empresa sabe como tornar a era digital uma vantagem competitiva?

Sua empresa sabe como tornar a era digital uma vantagem competitiva?

Esse foi o tema de um estudo do Boston Consulting Group em parceria com o Google. Em tempos de disrupção e inovação, a direção dos negócios mudou e o papel do diretor de marketing tornou-se imprescindível para fazer a leitura correta das tendências e interpretar a forma como o cliente se comporta na jornada de compra. O executivo está sendo obrigado a se reinventar, não importa quanto tempo de estrada possua.

Segundo o estudo, havia uma clara divisão entre os papéis do CMO (Chief Marketing Officer) e CTO (Chief Technology Officer)/CIO (Chief Information Officer). Isso já não acontece mais. As atividades digitais, como a experiência do produto, a análise da jornada de compra do cliente e de analytics, estão em algum ponto intermediário. Muitas organizações simplesmente não estão preparadas para lidar com as novas realidades organizacionais trazidas pelo digital.  

Os diretores de marketing só possuem duas opções: tornam o digital uma vantagem competitiva, ou assumem a desvantagem frente os competidores. Não há meio termo e decisões superficiais ou consideradas paliativas equivalem à segunda opção, afirma o estudo.

A maneira de fazer marketing mudou e surge a necessidade de desenvolver novas habilidades, já que muitas capacidades construídas ao longo de várias décadas podem somar ou contribuir pouco no mundo digital-first.

A pesquisa mostra também que, embora boa parte das empresas tenham começado a investir em digital, os diretores de marketing ainda se preocupam se estão gastando o suficiente em digital, ou tomando decisões com base em dados analíticos. E que 35% dos diretores de marketing entrevistados mencionaram a falta de analistas dedicados e qualificados.

É o tal do big data, crucial para as empresas que querem se manter sustentáveis. Desta maneira, é possível alcançar os consumidores certos com a mensagem certa no ponto de toque certo, conhecê-los a fundo, elaborar estratégias mais assertivas e mensurar, mensurar e mensurar. Mas, para isso, há necessidade de ter uma equipe alicerçada pelo conhecimento técnico do ambiente conectado.

A pesquisa ressalta ainda que o funil de compra linear tradicional se transformou em uma teia de pontos de toque on-line e off-line pois os consumidores alternam entre canais, como loja física, web, redes sociais, entre outros. E para melhorar cada vez mais a experiência de compra do consumidor as empresas precisam de estratégias que unam esses múltiplos canais, engajando o cliente. É  preciso testar, aprender e refinar os modelos. É assim que funciona quando miramos uma presença omnichannel, que requer modelagem de dados poderosa.

A realidade digital-first demanda um diretor de marketing atualizado, aberto ao novo, que erre rápido e acerte o prumo, forme uma equipe qualificada e alinhada aos objetivos do negócio. E a empresa como um todo precisa de uma visão corporativa mais integrada, com contribuições cruzadas, já que as plataformas digitais possibilitam avançada conexão entre os departamentos dentro das empresas.  Esse é caminho para melhorar a experiência do consumidor e estreitar o seu relacionamento com as marcas.

*Imagem: Creativeart - Freepik.com