Bowler

View Original

O que não funciona para Thought Leadership.

Por Rizzo Miranda

A Maria Claudia Bacci em seu post de hoje deu o "caminho das pedras" para o tema de Thought Leadership. Se você leu, com certeza já entendeu isso. Vou complementar a linha de raciocínio dela e você fica com informações e reflexões mais amplas. 😉


O Thought Leadership é uma estratégia para alinhar a conversa dos C-levels com a da marca. E, como Maria Claudia bem disse no post dela, destacando o que funciona, esse tipo de comunicação tem sido cada dia mais importante, pois, mais do que saber sobre as empresas, as pessoas querem conhecer quem está por trás delas.

Aqui vou contar cinco coisas que NÃO funcionam para a comunicação de executivos e que devem ser evitadas para que a estratégia não tome um rumo contrário e acabe até por gerar uma crise. Vamos lá?

1 - Posts genéricos que se encaixariam no perfil de qualquer pessoa, ou aqueles que parecem mais anúncios ou autopromoção sem valor informativo diferenciado. Conteúdo que vai fazer diferença no conhecimento de alguém.

2 - Conteúdos sobre temas polêmicos sem aderência à liberdade de expressão. Eles podem ser mal interpretados e gerar danos na reputação profissional do(a) executivo(a).

3 - Linguagem técnica em excesso que pode distanciar parte da audiência que não está familiarizada com os termos usados.

4 - Conteúdo desatualizado ou que não esteja alinhado com as tendências atuais podem gerar uma percepção negativa de que o(a) C-level não está atento(a) ao cenário atual.

5 - Não responder aos comentários ou não interagir com os seguidores, que, além de afetar o engajamento, também pode passar a imagem de “pessoa distante” do público.

Assim como acontece com as marcas, cada passo dado tem que ser pensado e analisado, pois mais do que colocar em xeque a reputação pessoal do(a) executivo(a), está envolvida também a imagem da marca que ele(a) atua.
Finalizando, queria deixar o alerta: esse tema deve ser planejamento e executado por profissionais. Na bowler consideramos TL parte fundamental do NewPR.

*Conteúdo também disponível no LinkedIn.