13 empresas e executivos para seguir no LinkedIn (e escapar do conteúdo sem valor)


O Linkedin vem passando por grandes transformações desde sua aquisição pela Microsoft, e reúne, hoje, características paradoxais. Existem muitas funcionalidades para acompanhar notícias e estabelecer relações produtivas, focadas em trabalho, carreira ou negócios. Mas, há também uma crescente onda de conteúdos que desvirtuam o seu propósito original, e acabam por ‘poluir’ a nossa timeline e dificultar o acompanhamento do que há de mais interessante.

Há empresas maduras digitalmente, que já adotaram os princípios da realidade digital-first, e pensam sempre em seus públicos, sejam B2B ou B2C. Elas geram conteúdo atrativo e útil, vídeos e links, além de interagir e engajar os usuários que acessam seus canais. O LinkedIn é um ótimo lugar para acompanhar tais companhias, que seguem as melhores práticas, mas, em meio a tantas opções, é preciso selecionar bem para tirar o melhor proveito da rede.

Essas corporações entendem que a company page é um canal direto também com funcionários, clientes, fornecedores e colaboradores. Stakeholders em geral. E ao falar sobre temas relacionados às suas áreas de atuação, elas mostram ser autoridade nos assuntos, fortalecem o valor da marca e melhoram a imagem.

E, é claro, como se trata de uma ferramenta de marketing digital, as empresas divulgam seus negócios, parcerias, investimentos, prêmios e eventos dos quais participam.

Selecionamos algumas company pages no LinkedIn que valem a pena seguir, assim como também os perfis de alguns executivos renomados e que compartilham conteúdos de ponta em suas áreas de atuação. Confira só a seleção.

COMPANY PAGES

HAYS

Empresa de recrutamento, soluções em RH e transição de carreira, com sede em Londres, tem mais de 1,7 milhão de seguidores. No LinkedIn, compartilham artigos sobre entrevistas de emprego, transição de carreira, como se tornar um líder etc.

SCHNEIDER ELECTRIC

Empresa especializada em gerenciamento e automação de energia, presente em mais de 100 países e com quase um milhão de seguidores. Dão dicas sobre melhoria no desempenho de operações diárias, eficiência das redes sustentáveis, inovações, parcerias e muito mais.

NIKE

A empresa americana de roupas, equipamentos e acessórios esportivos tem mais de um milhão de seguidores. Em sua página, encontramos artigos sobre diversidade, iniciativas sustentáveis de funcionários, esporte como inspiração para o desenvolvimento do potencial humano e a criação de comunidades.

CISCO

Empresa americana com quase 1,5 milhão de seguidores, atua criando produtos hardware, software e serviços para soluções em internet. Divulga conteúdo sobre transformação digital, cases de sucesso, cybersegurança, bastidores da companhia, entre outros temas.

DXC TECHNOLOGY

Companhia americana de serviços e soluções de TI, está presente em mais de 70 países e conta com ampla rede de parceiros, além de quase 600 mil seguidores. Na company page, encontramos textos sobre mobile first, cybersegurança, Nuvem, e muito mais.

PERFIS PESSOAIS

RICHARD BRANSON - Founder da Virgin

Com quase 12 milhões de seguidores, o executivo escreve sobre negócios, empreendedorismo, responsabilidade social, liderança, mostra bastidores da sua rotina e das várias empresas que administra.

BETH COMSTOCK – Vice chair na GE

Ela entende a importância da criatividade e compartilha insights sobre como ideias têm o poder de transformar as empresas.

JEFF WEINER - CEO do LinkedIn

Nada como seguir o CEO do LikedIn e ficar atualizado sobre uma variedade de temas como carreiras, oportunidades, tecnologia e novidades da maior rede profissional do mundo com mais de 500 milhões de seguidores.

RICARDO AMORIM - economista e presidente da Ricam Consultoria

Escreve sobre economia, política, carreiras entre outros temas, com uma linguagem clara e acessível.

WALTER LONGO - Presidente e CEO do Grupo ABRIL

Fala sobre empreendedorismo, comunicação, marketing, inovação e universo digital.

PAULA BELLIZIA - General Manager na Microsoft Brazil

A executiva compartilha temas como educação, futuro do trabalho, transformação digital, diversidade, entre outros.

LUIZA TRAJANO - Presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza

Luiza fala sobre sua visão de mundo corporativo, negócios, empreendedorismo e muito mais.

ROMERO RODRIGUES - Sócio-diretor da Redpoint eventures

O fundador da Buscapé escreve sobre empreendedorismo, startups, inovação e investimentos.

Fontes consultadas: LinkedIn.